Você sabe o que significa a gramatura do papel?

gramatura

COMO IDENTIFICAR A GRAMATURA DO PAPEL

Entende-se por gramatura a medida para o peso, a espessura ou a densidade do papel. O correto é escrever assim: 80 g/m², e G/M² este é um acrônimo para “gramas por metro quadrado”, ou seja, o papel tem 80 gramas por metro quadrado de folha. Esta medida permite identificar a qualidade do papel que será utilizado. Quanto maior o número, mais espesso e pesado será o papel.

A escolha da gramatura correta, influência na hora da impressão e ajuda a evitar problemas na hora de produzir o material gráfico. Um exemplo clássico são as impressões em frente e verso. Se você imprimir imagens escuras dos dois lados de um papel com gramatura abaixo de 115g, corre o risco de ver a impressão no lado oposto, ou seja, sobreposta uma a outra. E isso vai ficar um tanto transparente… e nada legal!

Para que você tenha noção da espessura de cada papel, confira a lista abaixo com as gramaturas e seus respectivos usos.

PRINCIPAIS USOS PARA CADA TIPO DE GRAMATURA DO PAPEL

PAPEIS DE JORNAL
Papéis de 35g a 55g: Estes são os mais finos, usados principalmente para confecção de jornais ou bobinas de máquina de cartão. Existem papéis de menor gramatura, porém são bem raros.

NOTA FISCAL
Papéis de 50g a 63g: Essa é uma gramatura bem típica de blocos de notas fiscais e blocos de orçamento.

RECEITUÁRIO
Papéis de 75g a 80g: São gramaturas frequentemente empregadas nos papéis timbrados, receituários, panfletos de qualidade inferior, sejam eles em offset ou couchê. Alguns papéis usados em impressoras domésticas também possuem esta gramatura.

PAPEL A4 GREENBELT
Papéis de 90g a 115g: Essa gramatura é a mais comum, sendo utilizados em casa ou no escritório, as folhas A4, são ótimos exemplos. Papéis desta gramatura são usados com mais frequência na produção de panfletos, cartazes e folhetos de baixo custo.

CAPAS DE REVISTA
Papéis de 120g a 150g: O offset 120g é pouco utilizado, exceto em materiais para escrita. A gramatura 150g é indicada para impressão de materiais como capas de revista, panfletos e folhetos de maior resistência, além de flyers e folders.

SACOLAS DE PAPEL
Papel de 180g: É o típico papel das cartolinas e dos cartões caseiros de menor qualidade e, com algumas exceções costuma ser a gramatura máxima que as impressoras domésticas suportam. As sacolas de papel também são feitas nesta gramatura.

CALENDÁRIO
Papel de 210g a 300g: Nesta gramatura geralmente são feitos cartões de visita, cartões postais, convites, cartões de aniversário, topo de folhinhas, calendários e capas de livros.

PAPEL CANSON
Papéis acima de 300g: É muito raro ver materiais produzidos em gramaturas acima de 300g, que é usada para serviços especiais ou então para cartonagem. Um exemplo são os papéis Canson, para aquarela e desenhos profissionais.

Agora que você já conhece o emprego de cada gramatura, já pode pensar em qual delas se encaixa melhor no material gráfico que pretende produzir.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Solicite um Orçamento

Envie sua mensagem
Gostariamos de poder ajudá-lo(a)
OLÁ!
Fale com a RIBERGRÁFICA
pelo nosso WhatsApp